VOCÊ ENCONTROU O QUE QUERIA? PESQUISE. Nas guias está a matéria que interessa a você.

TENTE OUTRA VEZ. É só digitar a palavra-chave.

TENTE OUTRA VEZ. É só digitar a palavra-chave.
GUIAS (OU ABAS): 'este blog', 'blogs interessantes', 'só direito', 'anotações', 'anotando e pesquisando', 'mais blogs'.

domingo, 14 de setembro de 2008

Montenegro já é membro da ONU

As Nações Unidas acolheram hoje o 192º membro, o pequeno Estado balcânico do Montenegro, menos de um mês após a proclamação da independência a 3 de Junho.

A Assembleia-Geral da ONU aprovou por consenso, ou seja, sem votação, uma resolução nesse sentido. De acordo com os procedimentos das Nações Unidas, a Assembleia-Geral agiu segundo uma recomendação do Conselho de Segurança.

A declaração do presidente da Assembleia-Geral, Jan Eliasson, de que a República do Montenegro foi admitida como membro das Nações Unidas foi seguida dos aplausos de muitos dos restantes 191 membros da organização.

Saudando a chegada do novo Estado-membro, o secretário-geral da ONU, Kofi Annan, felicitou o Montenegro por ter alcançado a independência de modo democrático e pacífico.


"Ao alcançar a independência por um processo não violento e democrático, conduzido de modo equilibrado e transparente, o Montenegro mostrou ao mundo inteiro não apenas a sua paciência mas também a sua maturidade política", disse.

"O seu povo demonstrou que a adesão aos valores democráticos e ao Estado de direito constitui o melhor meio para alcançar objectivos políticos e que mesmo os problemas mais sensíveis e difíceis podem ser resolvidos pacificamente", adiantou.

Annan sublinhou que "estas mensagens são particularmente importantes, tendo em conta o recente passado violento na zona dos Balcãs", considerando "encorajador" o facto dos vizinhos do Montenegro terem acolhido bem a sua passagem para a independência.

"O Montenegro pode ser pequeno em termos territoriais e de população, mas tem um papel significativo a desempenhar na manutenção da estabilidade na região", disse ainda o secretário-geral da ONU.

O Presidente do Montenegro, Filip Vujanovic, por seu turno, prestou homenagem às Nações Unidas, que, disse, sempre representaram para os seus compatriotas "um laço insubstituível entre diferentes Estados, povos e culturas".

Comprometeu-se a desenvolver boas relações de vizinhança com a Sérvia (de quem o país se separou) e a aderir aos princípios da ONU, prometendo respeitar a lei internacional e colaborar na luta contra o terrorismo e em prol dos direitos humanos.

Após a sessão, a bandeira do Montenegro, uma águia dourada de duas cabeças sobre fundo vermelho, foi içada solenemente diante do edifício das Nações Unidas em Nova Iorque.

O Montenegro, com 620.000 habitantes, proclamou a independência no dia 03 de Junho, após a realização de um referendo durante o qual 55,5 por cento dos eleitores montenegrinos se pronunciaram a favor da separação da Sérvia.

A sua independência foi reconhecida pela União Europeia, Estados Unidos, Rússia e China, bem como numerosos outros países, entre os quais a Sérvia.

As anteriores admissões de Estados na ONU remontam a 2002, com a entrada de Timor-Leste e da Suíça. Quando foi criada, em 1945, a ONU tinha 50 membros.




Fonte: http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/

Nenhum comentário:

ITANHAÉM, MEU PARAÍSO

ITANHAÉM, MEU PARAÍSO
O que faz você feliz?

MARQUINHOS, NOSSAS ROSAS ESTÃO AQUI: FICARAM LINDAS!

MARQUINHOS, NOSSAS ROSAS ESTÃO AQUI: FICARAM LINDAS!

Arquivo do blog